Sábado, 23 de Setembro de 2017

Pão integral caseiro

Ingredientes:

-120 ml de água morna
-20 g de fermento biológico seco
-4 colheres (sopa) de farinha para pão
-1 colher (sopa) de açúcar
-175 g de aveia em flocos
-225 g de farinha de trigo integral
-1065 ml de água morna
-1 1 / 2 colher (sopa) de sal
-75 g de açúcar mascavo
-150 ml de óleo vegetal
-1,3 kg de farinha para pão

Modo de preparo:
Preparo: 3 horas  ›  Cozimento: 35 mins  ›  Pronto em: 3 horas 35 mins 

-Na batedeira, misture 120 ml de água morna, o fermento, o açúcar e 4 colheres de sopa de farinha para pão. Deixe descansando por aproximadamente 5 minutos. A massa começará a formar bolhas, quase que imediatamente.

-Acrescente na massa a quantidade da aveia em flocos, a farinha integral, 1065 ml de água morna, o sal, o açúcar mascavo e o óleo. Em velocidade baixa, com a pá da batedeira adequada, misture tudo por 1 a 2 minutos. Aumente levemente a velocidade e comece a adicionar a farinha para pão, pouco a pouco, para que a massa vá incorporando a farinha. A quantidade de farinha a ser acrescentada vai depender da umidade da massa. Adicione a farinha para pão até que a massa desgrude das laterais da tigela. É normal que a massa fique pegajosa.

-Coloque a massa em uma bacia untada,vire-a na bacia, para fique um pouco oleosa. Cubra com um pano úmido. Deixe crescer em um local quente durante 1 hora ou até que dobre de tamanho.

-Divida a massa em 6 pedaços. Modele os pães e coloque-os em formas do tipo bolo inglês pequenas de 20x10 cm, untadas. Deixe a massa crescendo até que passe 2.5 cm da borda, o que geralmente acontece em 1 hora.

-Coloque os pães para assar em temperatura média (180 C), por 35 minutos, ou até que os pães estejam corados. Deixe-os esfriando na forma por 10 minutos, antes de desenformar. Depois deixe-os esfriando sobre uma grelha.